sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Curiosidades sobre o Oscar

Os filmes recordistas em Oscars são Ben Hur, em 1960, e Titanic, em 1998, com 11 prêmios cada. Ben Hur, entre outros, faturou Melhor Filme, Melhor Diretor (William Wyler), Melhor Ator (Charlton Heston), Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith), Melhor Fotografia e Efeitos Especiais. A superprodução consumiu 280 horas de negativo para chegar à duração de 211 minutos. Titanic recebeu os prêmios de Melhor Direção (James Cameron), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original para Drama, Melhor Canção Original (My heart will go on), Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhores Efeitos Sonoros. As obras com mais indicações foram A malvada, em 1951, e Titanic, em 1998, com 14 cada. A malvada levou 6 troféus.
· O primeiro dos 2 empates da história do Oscar aconteceu na categoria de Melhor Ator, em 1932. Wallace Beery (O campeão) e Fredric March (O médico e o monstro) dividiram o prêmio. Como o resultado foi imprevisto, a Academia tinha um Oscar a menos para a cerimônia. Mandaram um emissário buscar outra estatueta às pressas. Em 1969, Katharine Hepburn (O leão no inverno) e Barbra Streisand (Funny girl, a garota genial) também empataram na categoria de Melhor Atriz.
· Tatum O'Neal foi a criança mais nova a receber um Oscar, aos 10 anos, como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel (1973). Shirley Temple, com apenas 6 anos, ganhou uma míni-estatueta simbólica em 1935 por sua contribuição ao cinema. Uma das mais recentes premiadas, a neozelandesa Anna Paquin, Melhor Atriz Coadjuvante de 1994, teria problemas para assistir ao filme de que participou, O piano, em seu país. Ele é proibido para menores de 16 anos. Na ocasião em que recebeu o prêmio, ela estava somente com 11.
· Geroge C. Scott (Patton) se recusou a receber o Oscar em 1971 por não concordar com o caráter de competição imposto pela Academia. Em 1961, ele já havia pedido que retirassem seu nome da lista de indicações.
· Antony Quinn teve a atuação mais curta premiada com um Oscar em 1957. Em Sede de viver, ele apareceu na tela por 8 minutos e faturou o troféu de Melhor Ator Coadjuvante.
· Na cerimônia de 1964, a atriz Rita Hayworth estava tão nervosa que, ao anunciar o prêmio de Melhor Diretor, errou o nome de Tony Richardson (As aventuras de Tom Jones). Para azar de Rita, ainda perderam o envelope especial com letras grandes para que ela pudesse disfarçar a miopia.
· Geraldine Page, Melhor Atriz em 12986 (Regresso pra Bountiful), demorou alguns bons segundos para se levantar da poltrona e se dirigir ao palco. Mas não foi por causa da emoção. Ela não conseguia encontrar seus sapatos embaixo da poltrona.
· Quem roubou a cena na cerimônia de 1992 foi Jack Palance. Ele comemorou a vitória como Melhor Ator Coadjuvante (Amigos, sempre amigos) fazendo flexões com um só braço pra mostrar que ainda estava em forma.
· Os envelopes selados, com os nomes dos vencedores, apareceram pela primeira vez na cerimônia de 1941. A expressão "The winner is" (o vencedor é) foi substituída por "The Oscar goes to" (o Oscar vai para) em 1989. Dessa maneira não se dava a entender que os outros eram perdedores.
· O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942 (Rosa da esperança), foi o mais longo da história, passou de 1 hora.
· Em 1994, 247 filmes concorreram ao Oscar. Competiram aqueles que haviam estreado em seus países entre 1/11/1992 e 31/10/93. No ano anterior, foram 238 produções.
blog comments powered by Disqus